terça-feira, 9 de julho de 2013

Núcleo de Estudos Agrários lança livro sobre analise do território rural brasileiro

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de desenvolvimento rural, o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/MDA) produziu, em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), o estudo Análise Territorial e Políticas para o Desenvolvimento Agrário.
A pesquisa será lançada em formato de publicação nesta quarta-feira (10), a partir das 9h30, durante o 9º Momento de Intercâmbio, evento promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em Brasília (DF).
“A pesquisa é uma importante ferramenta para apoiar os gestores nos processos de análise e avaliação dos territórios e para o planejamento e formulação de políticas públicas”, destaca Roberto Nascimento, diretor do Nead.
O livro analisa o território brasileiro por meio de diversos critérios e com base em variáveis que refletem a renda da população, desempenho econômico da produção agropecuária, aptidão agrícola e interesse para a conservação ambiental.
Programação
O trabalho Análise Territorial e Políticas para o Desenvolvimento Agrário será apresentado pelo coordenador geral do estudo, Gerd Sparovek. O 9º Momento de Intercâmbio também contará com a participação do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes de Guedes, que comentará os resultados da pesquisa.
No evento ainda estarão presentes o representante do IICA no Brasil, Manuel Otero, o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável do Instituto, Carlos Miranda e o diretor do Nead, Roberto Nascimento.
O estudo é ilustrado com vários mapas que caracterizam o território brasileiro e a ocorrência dos principais fatores limitantes para o desenvolvimento rural sustentável e para a superação da extrema pobreza. Um módulo da pesquisa permite estabelecer recortes temáticos, combinando biomas, limites relativos às fronteiras agrícolas, interesse ambiental e classes de uso (tais como os assentamentos, os quilombos e as terras indígenas, dentre outras), apresentando como resultado as categorias territoriais.
Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail gisele.ceccon@iica.int ou pelo telefone (61) 2106-5414.

Serviço:
9º Momento de Intercâmbio: Análise territorial e políticas para o desenvolvimento agrário 

Data: 10 de julho de 2013 (quarta-feira)
Horário: de 09h30 às 12h
Local: Auditório do IICA. SHIS QI 03 Lote A, Bloco F, Centro Empresarial Terracotta - Lago Sul, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário