sábado, 13 de julho de 2013

Governo Federal apresenta Plano Safra e entrega máquinas no Ceará

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, apresentou, nesta sexta-feira (12), o Plano Safra Semiárido para a safra de 2013/2014 no Ceará. 

Por, MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

Pela primeira vez, o Governo Federal lançou um pacote especial para essa região, que contará com o valor de R$ 7 bilhões para ações estruturantes, como sistemas produtivos de reservas de água. Também para ajudar nessa convivência com a estiagem, o governo entregou 117 máquinas, que ajudarão mais de 200 mil agricultores familiares.
“O Semiárido é a primeira região com um plano específico. Estamos assumindo esse desafio, adaptando os instrumentos que temos no Plano para essa região”, revelou Pepe Vargas. Do valor total previsto para o Semiárido, R$ 4 bilhões são destinados exclusivamente à agricultura familiar.
Durante a solenidade de lançamento, o ministro e o secretário de Desenvolvimento Agrário do estado, Nelson Martins, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a execução das ações do Plano. “Temos uma parceria muito boa com o ministério. Os recursos para a agricultura familiar foram triplicados nos últimos anos e milhares de agricultores cearenses são beneficiados com isso”, disse Nelson Martins.
Com o Plano Safra Semiárido, mais de 1,6 milhão de agricultores familiares, médios e grandes também serão beneficiados com a iniciativa. “O agricultor deve saber dos benefícios desse Plano. É papel das prefeituras fazer essa divulgação”, lembrou o ministro.

Em lançamento do Plano Safra Semiárido, em Salvador (BA), na última semana, a presidenta Dilma Roussef assegurou que os médios e grandes produtores do semiárido nordestino também terão receberão incentivo do Governo Federal e serão beneficiados com taxas de juros menores que as previstas para as outras regiões do país. “É possível conviver com a seca, e quando a gente fala conviver, estamos querendo dizer que a seca não pode virar uma catástrofe. Essa capacidade implica em estimular a produção agropecuária de forma mais harmônica com as condições aqui do semiárido”, atentou a presidenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário