sábado, 14 de setembro de 2013

Controle da lagarta-do-cartucho no milho

Dentre as diversas pragas que atacam as lavouras de milho a principal é a lagarta-do-cartucho. Ela tem uma coloração escura e três listras dorsais de cor branco-amarelada e cerdas pretas ao longo do corpo. Quando adulta é uma mariposa com asas anteriores de coloração marrom com manchas brancas.
Os danos causados por essa praga nas plantações de milho vão depender da época de semeadura, do clima, do estado nutricional e do desenvolvimento das plantas.

Quando a praga ataca plantas novas pode ocorrer à morte, principalmente se a cultura está sob plantio direto e se foi realizada a dessecação, já que, nessas condições a lagarta presente na área atacam as plantas durante seu crescimento.
Para o controle da lagarta, o método mais recomendado é fazer o tratamento das sementes. Oferecem controle por até cerca de dezessete dias depois do plantio e em condições satisfatórias de suprimento de água, os inseticidas sistêmicos. Já, sob o estresse hídrico, o tratamento das sementes não proporcionam o mesmo efeito, devendo assim ser suplementado por pulverizações conduzidas para o sítio de ataque do inseto.
Fonte: Apostila CPT Cursos Presenciais

4 comentários:

  1. Pois é, meu milharal está com ataque de lagartas, mas já estou combatendo, espero ter sucesso pois pretendo fazer muitas pamonhas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso o problema se repercuta entre vários plantios consecutivos, recomendo fazer uma rotação de cultura, e na área onde costuma-se plantar o milho, plante outra cultura a qual a lagarta-do-cartucho não ataque, para que quando fores cultivar novamente o milho, o ataque pela lagarta seja reduzido ou deixe de haver a infestação (que é o desejado!).

      Erli Pinto
      Téc. Agropecuário/ Estudante de Eng. Agronômica
      (74) 9196-6275

      Excluir
    2. Olá o milho consegue se recuperar do ataque da lagarta do cartucho até que idade ?? tenho áreas em V6 que estão com o ponteiro bastante atacado, a planta se recupera ???

      Excluir
    3. Boa noite amigo, desculpe-me a demora de responder vossa mensagem.
      Olha, o período crítico da infestação da praga é justamente a fase de florescimento, nessa fase é difícil a recuperação, e uma das principais causas do insucesso no combate, é o controle tardio. Mas se esse não é o caso, eu recomendo a aplicação de inseticidas fosfarados, clorofosfarados, carbamatos ou piretróides, e pulverização com bico de leque pra deposição do inseticida no cartucho. Ultimamente, os inseticidas granulados estão se mostrando bastante eficientes, e pode ser aplicado manualmente. A escolha é sua.
      Espero ter ajudado, e qualquer coisa, contate-me: (74) 9196-6275, (75) 9128-1756, erlitec.agri@hotmail.com
      Grande abraço!

      Excluir