quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Doença do mormo: Paraná registra caso de mormo em eqüideos, e deixa de ser zona livre da doença

Mormo é uma doença contagiosa causada por uma bactéria, e que acomete em eqüídeos (asininos, muares e equinos), pode também acometer o homem.
Os sintomas são vários, desde nasais, pulmonares e cutâneos. Na forma pulmonar, é mais comum em cavalos e pode causar pneumonia crônica com úlcera na pele dos membros e na mucosa nasal. Cutânea acontece nódulos e úlceras na parte interna dos membros, pode ocorrer também uma secreção amarelada escura. A forma nasal, acontece principalmente febre alta, tosse e descarga nasal com úlcera nas narinas.
A transmissão acontece de animal para animal, através do contato com a secreção (pus).
Como não há tratamento e nem vacinas eficazes contra a doença, o recomendado é sacrificar os animais diagnosticados positivo com o teste oficial, e desinfectar todo o material que esteve em contato com os animais doentes.
Texto: Erli Pinto dos Santos

Globo Rural: Dois casos de mormo, doença contagiosa que aparece em equinos, foram confirmados no Paraná. Alguns eventos tiveram que ser cancelados já que o Estado deixou de ser considerado área livre da doença.
Os animais doentes são da fazenda em Paraíso do Norte, na região noroeste do Paraná. De acordo com a SEAB, os casos foram descobertos depois da venda de um dos animais da propriedade em um leilão virtual para o Nordeste. O animal precisou ser submetido a exames para ser transportado para outro Estado. Como o resultado dos testes não foi conclusivo, a propriedade começou a ser monitorada. Duas éguas foram diagnosticadas com a doença.
O Estado deixa de ser área livre de mormo, doença contagiosa que pode ser transmitida para o homem. “Causa um tipo de uma gripe muito forte com catarro e pneumonia. Podem ter lesões de pele e levam à morte do animal”, diz Carlos costa, chefe da Agência Agropecuária do Paraná. (...).

Links interessantes
Anemia Infecciosa Equina, Influenza Equina e Mormo – MAPA: Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Aniamal/programa%20nacional%20sanidade%20dos%20equideos/doenca_equideos_F1.pdf>. Acesso em: 10/10/2013.


Paraná confirma casos de mormo em fazenda do noroeste do Estado; Reportagem do Globo Rural no dia 08/102013: Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2013/10/parana-confirma-casos-de-mormo-em-fazenda-do-noroeste-do-estado.html>. Acesso em: 10/10/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário