domingo, 28 de junho de 2015

Motores, máquinas agrícolas e avanços: novidades do setor



Quando criado, por Rudolph Diesel, os motores DIESEL, de combustão interna (mistura oxigênio+combustível), tinham sobretudo a finalidade de trabalhar com óleos vegetais (ou biodiesel). Com o advento dos derivados do petróleo, o primeiro produto da refinação, foi denominado diesel em homenagem ao criador do sistema motor que o produto é usado para funcionamento. O vídeo (1) abaixo, ilustra o funcionamento desses motores:

 


Partindo daí, à época foi um marco pois o diesel não fora ainda usado nesses motores. Mas não deixou de ser uma tecnologia super avançada quanto ao uso de uma energia renovável, os óleos derivados de vegetais e/ou animais. Num tempo em que a tecnologia motora mais avançada eram as máquinas à vapor.
Hoje a nossa engenharia mundial aprimora o que já foi idealizado, testado e comprovado, induzindo a mais avanços. A nossa agricultura econômica depende de maquinário, e essa dependência provoca um uso deliberado da mecanização, emitindo poluentes em quantidades maiores em decorrência da demanda de uso dessas máquinas.




Refiro-me agora ao uso de resíduos da pecuária que, por sua vez, podem ser considerados poluentes atmosféricos, os dejetos animais, ricos em metano, e etc. Fontes importantíssimas de energia que em muitos casos são ignorados nas nossas empresas rurais. E a nossa eficiente engenharia, mostra sua eficácia no aproveitamento desse subsídio e o transforma em TRABALHO.
Foi o que fez a New Holland Agriculture, empresa do grupo CNHI Industrial, fez com seu novo trator equipado com motor movido à gás metano. Apresentado no Salão Internacional de Máquinas Agrícolas em Paris - França. O motor resultante é eficaz do ponto de vista ambiental, no qual o metano que estaria sendo liberado na atmosfera por esses dejetos é aproveitado, e do ponto de vista econômico, onde o produtor sai beneficiado, pois pode aproveitar dejetos (ou produtos) da própria empresa e usar na máquina.
Mais sobre a nova linha de tratores, disponível no vídeo (2) abaixo, reportagem exclusiva do programa Marcas & Máquinas:

:

Foto extraída da Revista Globo Rural
Texto: Erli Pinto dos Santos
Técnico em Agropecuária - Inst. Federal Baiano
Grad. em Eng. Agronômica - UEFS
erlitec.agri@hotmail.com
(74) 9196-6275
(74) 9946-3259

Nenhum comentário:

Postar um comentário