domingo, 4 de agosto de 2013

Empasses na construção da FIOL - Ferrovia Oeste-Leste



Os prejuízos que a gestão desse país está causando para todos os cidadãos só aumenta a cada dia mais. Mas não é de hoje esses empasses. Vamos fazer uma retrospectiva. Na década de 1930, o ex-presidente Getúlio Vargas, na euforia da maior empresa siderúrgica do país, queria trazer montadoras de automóveis para território nacional, as montadoras, vieram, com algumas condições, uma delas: que o governo investisse na criação de rodovias. E assim foi feito. Mudando totalmente o tipo de transporte que movimentava o brasileiro e seus produtos, que antes era feito pelas hidrovias e pelas ferrovias, ou terrestre por meio de carruagens, e etc. Hoje predomina a matriz rodoviária no transporte, causando n's prejuízos à economia do país: vemos rodovias sucateadas (principalmente as estaduais); transporte caro, diretamente proporcional ao preço dos produtos comercializados nacionalmente; demora de chegada e distribuição desses produtos no exterior; acidentes incontáveis, por vários motivos, pelas estradas; um dos mais importantes tópicos, o preço abusivo dos combustíveis comercializados internamente; e dentre outros empasses. Tentou-se diminuir a emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa) na década de 1990, mudando a alimentação de carros pequenos de gasolina para etanol, o que foi uma tentativa fracassada, afinal, o que mais emite GEE são os automóveis movidos à Diesel, respectivamente ônibus e caminhões, carretas. Devíamos nos perguntar porque nos países desenvolvidos, o transporte de produtos e de pessoas é feito por ferrovias? É mais rápido, mais barato, menos cobrança de impostos, menor índice de acidentes, afinal quantos trens saem dos trilhos por dia no mundo? E quantas carretas viram, capotam, batem, por dia no Brasil? Incontáveis! O Brasil tem potencial ferroviário, só traria benefícios, e começaram no governo Lula, com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), aumentar a malha de transporte ferroviário para 33%, como? Do jeito que estamos vendo? Obras não concluídas, prazos estendidos. O Brasil possui os rios navegáveis, no entanto não vemos isso sendo aproveitado. O escoamento de produtos agrícolas das lavouras, dos minérios, e toda a sociedade tem prejuízos com isso.

Erli Pinto dos Santos
Téc. Agropecuário
Graduando em Agronomia
(74) 91966275

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