quarta-feira, 18 de junho de 2014

Abóbora brasileirinha

A abóbora ‪‎Brasileirinha costuma fazer sucesso em feiras e exposições agropecuárias realizadas pelo Brasil, mas desde o seu lançamento, às vésperas da Copa do Mundo de 2006, o prestígio é reforçado em épocas de grandes competições de futebol. E não seria diferente desta vez.
Metade verde e metade amarela, ela pode ser utilizada tanto para consumo quanto para fins ornamentais. Esta variedade da ‪hortaliça é mais crocante e rica em nutrientes e seu tempo de plantio vai um pouco mais além do tempo de outras abóboras, que levam de 80 a 90 dias, enquanto ela leva de 95 a 100 dias.
A famosa característica bicolor da abóbora é explicada pelo pesquisador Leonardo Boiteux, coordenador dos trabalhos de pesquisa da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF). Ele diz que no início da década de 90, próximo ao Distrito Federal, em uma plantação de abóboras verdes, pesquisadores se depararam com uma planta que exibia frutos de duas cores. Após a coleta de sementes e com a continuidade dos trabalhos, concluiu-se que se tratava de uma mutação genética.
“Naquela ocasião, pensamos em desenvolver uma abóbora ornamental, com as cores que representam o Brasil e, com essa perspectiva, iniciamos o cruzamento das plantas para desenvolver materiais com os tons de verde e amarelo mais vivos, melhorar o formato e a resistência a doenças”, conta.


Leia mais: ow.ly/yb32i

Nenhum comentário:

Postar um comentário