sábado, 15 de junho de 2013

MDA e Embrapa discutem ações para aumentar a produção de leite na agricultura familiar


Representantes de 23 unidades da Embrapa estiveram reunidos com o assessor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Hur Ben Correa da Silva, na sede da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG). A reunião, que também contou com a presença de técnicos da Emater-MG, Epagri e MDA, ocorreu nos dias 11 de 12 de junho e teve como objetivo debater as diretrizes para o edital de contratação de instituições de assistência técnica e extensão rural, que irá capacitar 50 mil produtores de leite de base familiar em todo o país.

O MDA irá investir R$ 50 milhões neste processo, que visa melhorar a eficiência e qualidade da produção de leite de base familiar, ampliando a participação de pequenos produtores no mercado. O diretor de Transferência de Tecnologias da Embrapa, Waldyr Stumpf, que esteve presente à reunião, disse que esta é uma rara oportunidade de se construir um edital de transferência de tecnologia com a participação do elo da pesquisa.

Segundo a chefe-adjunta de Transferência de Tecnologias da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Fernandes, cerca de 90% dos produtores de leite do país produzem menos de 100 litros de leite/dia. Para se manterem competitivos, a expectativa é que a produção alcance pelos menos o patamar de 100 litros.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela afirma que, para o produtor de base familiar, mais do que desenvolver novas tecnologias é preciso garantir que as existentes cheguem ao campo de forma correta.

Hur Bem tem o mesmo pensamento: “as tecnologias existem e muitas delas não representam custo algum. O que falta é habilitar o produtor a adotá-las, daí a necessidade de um amplo programa de capacitação”.


A Embrapa irá ajudar na identificação das bacias leiteiras que serão objeto de trabalho, estudando os gargalos da produção e propondo soluções. A instituição irá capacitar multiplicadores da assistência técnica e extensão rural, contratados por meio do edital, que por sua vez levarão os conhecimentos ao produtor. Segundo o assessor do MDA, em cerca de três meses, as ações já estarão sendo aplicadas no setor produtivo.
Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário